quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Paraíso não existe

Mas há “onde” se chegue lá perto.

Paraíso: Lugar onde se vive harmoniosamente e sem conflitos.

Não existe lugar onde se vive sempre harmoniosamente e sem conflitos. É uma utopia. Existem sim, maneiras de procurarmos essa harmonia e de encararmos esses conflitos. Utópico é achar ou querer que todos os nossos dias sejam nirvana. Porque não existe tal coisa. Os conflitos, os problemas e as dificuldades são inerentes à nossa existência. E na verdade há todo um negativismo à volta dessas palavras. Ando a reformular os meus próprios conceitos. Se encararmos tudo aquilo que à partida parece mais negativo como desafios e motivações, então tudo parecerá mais simples. E a ideia de viver harmoniosamente e sem conflitos toma outra cor. Não deixamos de viver sem eles, porque em todo o lado, a fazer o que quer que seja, eles vão sempre existe. Interessa sim, na mesma, procurar essa harmonia. Se não podemos viver sem eles então aprendamos a viver com eles. Interessa procurar a nossa maneira de lidar com os desafios constantes que nos vão aparecer, sempre. Interessa conhecermo-nos tão bem ao ponto de saber encontrar esse equilíbrio. E aquilo que nos mantém, onde quer que seja, a fazer o que quer que seja, sempre em harmonia.

É tudo uma questão de percepção :) Na realidade o paraíso existe, como a perfeição. Só que somos nós que o criamos, por isso não precisamos procurá-lo. Nunca o vamos encontrar. Só depende de nós. Precisamos saber encontrar o “onde” conseguimos flutuar a ter os pés assentes na terra.

A mãe está a viver no paraíso. Num, de agora. Tem a sorte de poder saber isso cá com muito tempo para valorizar cada dia que os seus pés flutuam nesta terra. Tem a sorte de ter encontrado uma harmonia e um equilíbrio tal que sente-se sempre plena, até no dia em que tudo lhe possa parecer mais negro e fique esbaforida de tanto praguejar!

A plenitude que existia na terra dos sonhos, continua a existir na terra real. Moçambique é um dos meus paraísos.


Seguidores